Por que proteger

Natureza social: É justo proteger e dar direito aquele que cria, aquele que se esforça intelectualmente para produzir algo, é justo que se remunere ele, que se garanta direitos sobre aquilo que ele produz, sobre tudo para que ele continue ter estimulo para produzir a obra intelectual.

Desenvolvimento cultural: A medida que a legislação garante direitos, o autor vai se sentir estimulado a continuar produzindo ele aumenta a produção cultural, e isso em beneficio não só dele, mas de toda a coletividade.

Prestigio nacional: Quando autor produz obra com qualidade, seja livro, seja música, ele acaba se tornando conhecido no mudo inteiro, ele acaba levando o nome do seu país de origem para outros lugares tornando nosso país conhecido internacionalmente.

Importância econômica: É bastante expressiva a importância econômica daquilo que é gerado dentro do Direito Autoral para a economia de um país (cinema, música, literatura, artes plásticas, incluindo os direitos conexos tais como televisão, rádio, internet, teatro), pois gera renda, gera receita e faz movimentar a economia e consequentemente impostos.