Saiba qual é a importância de registrar a sua marca

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Imagine que você abra uma empresa ou comece a trabalhar de forma mais ampla com os produtos ou serviços que você oferece. Certamente essa empresa tem um nome, até porque o próprio processo de abertura formal de empresa no Brasil requer esse nome para que a empresa possa existir.

Mas ainda que você não tenha definido ou regularizado a situação fiscal da sua empresa – o que também é fundamental – digamos que você já tenha pensado no nome, criado uma marca e até já esteja usando essa marca para identificar embalagens e redes sociais.

Caso essa marca esteja devidamente registrada, tudo certo! Mas caso contrário, se ela ainda não tiver o devido registro, você pode correr o risco de perder o direito de usá-la ou até mesmo sofrer penalidades.

Para evitar esse tipo de problema, vamos te contar aqui tudo o que você precisa saber para registrar uma marca.

O que é um registro de marca

Registro de marca é um título emitido pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual), órgão ligado ao governo, que concede a propriedade e o direito de usar uma marca com exclusividade no segmento em que atua.

É como se fosse a escritura de um terreno, mas no caso do registro de marca ele atesta que uma pessoa ou empresa é proprietária de uma determinada marca.

O registro da marca dá ao seu proprietário o direito de usá-la por 10 anos, que podem ser renovados sem limites a cada 10 anos.

O primeiro passo é pesquisar antes de usar

Primeiro você deve pesquisar se a marca e até o nome que você pensou para a sua empresa já teve o registro efetuado anteriormente.

Caso a marca já exista, significa que você precisa pensar em outra opção, para não infringir nenhuma lei e não correr o risco de perder a sua marca e tudo o que você pode conquistar através dela.

Quais são os riscos de não registrar uma marca?

Quando uma marca é utilizada sem que seja feito o registro, é grande o risco de que, sem que o empreendedor saiba, ele esteja utilizando ilegalmente uma marca já registrada por outra pessoa.

Além disso, todo o investimento feito em peças e ações que carregam a marca pode ser perdido, já que site, papelaria, redes sociais terão que ser excluídos se a marca for requerida por quem já tenha registrado. Nesse caso, não há só a perda material dessas peças, mas de todo o histórico e reputação da empresa.

Quais são os benefícios de registrar uma marca? 

Quando você protege o nome e o símbolo dos produtos e serviços que você oferece, evita o uso indevido da sua marca, que pode afetar suas vendas, atrapalhar os investimentos e dificultar a comunicação da marca com o seu público.

Com o registro devidamente feito, se outra pessoa pesquisar sobre a marca, vai descobrir que ela já existe e que não poderá fazer uso dela. E se o fizer, poderá responder legalmente pela irregularidade.

Quem possui o registro pode exigir e proibir qualquer pessoa ou estabelecimento de utilizar sua marca. Registrar a marca também é importante para garantir que o espaço que deveria ser seu não seja ocupado pela concorrência.

Como saber se a marca da minha empresa já existe? 

Você pode solicitar uma pesquisa gratuitamente aqui em nosso site e, caso queira registrar a sua marca, nós podemos te ajudar.

Entre em contato que te explicamos tudo sobre o assunto.

 

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